XV Congresso Brasileiro de Cirurgia Oncológica

Trabalhos


I - Instruções para submissão de resumos

Para submeter um resumo, proceda da seguinte maneira:

1) Para submeter os trabalhos é necessário que o autor responsável pela submissão do resumo esteja inscrito no evento. Não é necessário efetuar o pagamento no momento da inscrição. Isso poderá ser feito após a divulgação do aceite do seu resumo. Os demais autores que se inscreverem no congresso não deverão reenviar o resumo já inscrito;

* O envio do resumo é exclusivamente via site do congresso.

2) Acesse a área restrita através do menu [Meu login], fornecendo seu login e senha cadastrados durante a inscrição. Novos menus serão exibidos.

3) Clique no menu Inscrições científicas - [Trabalhos].

4) Siga as instruções da tela para acessar o formulário de submissão de resumos. Preencha todos os campos do formulário online.

5) Antes de submeter o resumo, revise, com atenção. Eventuais alterações serão permitidas somente até o prazo final de envio de resumos.

* O autor responsável pela submissão deverá preencher todos os campos no formulário online. Todas as comunicações referentes ao trabalho científico serão enviadas somente a esse autor pelo e-mail cadastrado e ele(a) deverá encarregar-se de repassar aos coautores;

6) Assinale a forma de apresentação preferencial = Apresentação Oral OU Pôster Eletrônico OU Vídeo;

7) Ao finalizar a submissão dos resumos, clique o botão "Desconectar".

8) Após a submissão do resumo será enviado um e-mail automático para o responsável pelo trabalho (quem o submeteu), confirmando as informações cadastradas. Verifique se todas estão corretas. Caso não estejam você deve acessar sua área restrita e efetuar as alterações pertinentes (o que poderá ser feito até a data limite para submissão dos resumos).

9) Caso não receba o e-mail automático no mesmo dia confirmando o envio, o resumo pode não ter sido enviado corretamente. Nesse caso, entre em contato  através do menu “Informações - Fale Conosco”  informando o evento e o problema ocorrido.

10) Para novos acessos a web, basta informar USERNAME e SENHA. Caso tenha esquecido, utilize a opção "Lembrar Senha", no topo da página.

II – Temas

  • Cirurgia Citorredutora / HIPEC
  • Oncoginecologia
  • Oncologia Cutânea
  • Oncomastologia
  • Outros e Miscelânia
  • Sarcomas / tumores ósseos
  • Trato gastrointestinal alto
  • Tumores coloretais e canal anal
  • Tumores de Cabeça e Pescoço
  • Tumores hepatobiliopancreáticos
  • Tumores Torácicos
  • Uro – Oncologia

III - Informações importantes

• O resumo pode ser enviado em português e inglês. Caso desejar participar da publicação dos resumos na BJO, o resumo deverá ser submetido pelas regras da III SEMANA DE ONCOLOGIA.  

• O prazo para submissão dos resumos é: 30/07/2021.

• Para receber o certificado do seu resumo após o evento, um dos autores listados deve estar cadastrado e ter participado do evento, desde que atenda ao critério de limite de trabalhos por inscrição.

• Serão aceitos até 03 trabalhos por inscrito. Aqueles que já tiverem atingido este número somente poderão ser listados em outros trabalhos como coautores;

• Poderão ser incluídos até 10 autores para cada resumo. Insira os autores na ordem desejada;

IMPORTANTE: O(a) apresentador(a) também tem de se incluir na lista de autores!

• O resultado dos trabalhos será divulgado na área restrita do autor, no dia 03/09/2021.

• O responsável pelo envio do trabalho, após obter a aprovação deste, precisa confirmar o pagamento de sua inscrição até 09/09/2021. A apresentação deverá ser feita por aquele indicado quando da submissão do trabalho. Se não for possível, outro autor do trabalho deverá realizar a apresentação, desde que esteja inscrito no evento e tenha efetuado o pagamento da taxa de inscrição.

• Os resumos serão enviados exclusivamente pelo site oficial do Congresso.  

• Será emitido apenas 01 (um) certificado por trabalho apresentado. Os certificados de trabalhos serão impressos seguindo a ordem cadastrada de autores.

• Atenção: todos os materiais produzidos sobre os resumos (anais, certificado, dentre outros) serão reprodução fiel das informações submetidas pelo autor. Portanto, não é possível proceder a alterações quanto à grafia do título, resumo ou autores após a data limite para envio de trabalhos. Salientamos que as informações fornecidas são de inteira responsabilidade do autor que submete o resumo. Nomes grafados de maneira incompleta (por abreviatura ou omissão de um ou mais sobrenomes) não serão alterados e constarão no programa oficial e certificado digital da maneira como informado pelo autor principal no momento da inscrição.

• Os valores com desconto respeitarão as datas da tabela ‘Taxas de inscrição’ disponível no site do evento, independente da data de aprovação dos trabalhos. Para garantir o pagamento com desconto é preciso respeitar as datas descritas nessa tabela. Não haverá ressarcimento dos valores de inscrição pagos em casos de desistência ou ausência no Congresso.

• O autor principal poderá optar sobre a forma preferencial de apresentação do trabalho. Entretanto, à Comissão Científica reserva-se ao direito de alterar esta escolha;

• A Comissão Científica reserva-se ao direito de recusar resumos, sem informar os motivos da recusa.

• A decisão final da comissão avaliadora é considerada suprema, irrevogável e inapelável, a qual não será revista. Os trabalhos que não forem aceitos para apresentação oral, podem ser apresentados via pôster e os autores serão informados desta decisão.

• Ao submeter os trabalhos, os autores assumem o cumprimento das legislações e normas éticas que regem a pesquisa com seres humanos e animais, incluindo-se a aprovação pelos Comitês de Ética em Pesquisa e de Ética Clínica em Pesquisa em Animais.

• A Comissão organizadora do Congresso não será responsável pelos custos de inscrição, transporte, hospedagem ou outros custos gerados para apresentação de trabalhos em qualquer modalidade.

• O envio do resumo representa um compromisso do(s) autor(es) de apresentar o trabalho, se aceito, durante o evento.

IV - Instruções para preparação de resumos

• Os trabalhos submetidos devem ter conteúdo original e não podem ter sido apresentados em outros eventos/congressos.

• O Título deve ser conciso e refletir o estudo a ser apresentado.

• O texto do resumo não deve exceder 2.500 caracteres (não inclui título e autoria/filiação) com espaços, limite de 250 caracteres para o título.

• Tipo do Trabalho: Serão disponibilizados dois tipos para a escolha daquele que melhor representa o trabalho:

  • Trabalho Científico - XV Congresso Brasileiro de Cirurgia Oncológica
  • Relato de Caso  - XV Congresso Brasileiro de Cirurgia Oncológica

• Forma de apresentação:

  • Apresentação Oral
  • Pôster Eletrônico
  • Vídeo

• O formato de apresentação, apresentação oral ou pôster, será definido a partir da média aritmética das notas recebidas, destinando-se à apresentação oral pesquisas com maior média final. Os Relatos de Caso serão apresentados exclusivamente sob a forma de pôsteres.

• O resumo de Trabalho Científico deverá ser digitado em corpo único, sendo sugerido para o autor seguir a sequência: Introdução, Objetivo, Método, Resultados e Conclusão; essa sugestão não se aplica para Relatos de Caso/Casos Clínicos.

• O resumo de Relato de Caso deverá ser estruturado em: Apresentação do Caso, Discussão e Comentários Finais. Considerando que os relatos de casos contribuem de modo importante para a troca de experiência entre os profissionais, a Comissão recomenda que sejam enviados apenas relatos de casos comuns com evolução atípica ou de casos realmente raros, que tenham importante relevância.

• A Instituição ou Instituições onde o trabalho foi realizado, assim como os nomes dos autores, NÃO devem ser mencionadas no corpo do texto.

• O conteúdo do resumo deve estar relacionado ao tópico escolhido.

• Não será permitida a utilização de gráfico ou tabela na submissão dos resumos, embora tais recursos possam ser utilizados na formatação das apresentações;

• Palavras-chave: Descreva até 03 palavras-chave que definam o seu trabalho.

• Não deverão ser incluídas referências bibliográficas na submissão eletrônica. Sugere-se que os autores se abstenham do uso de abreviaturas.

• Resultados baseados em afirmações como “resultados serão apresentados” e ou “dados serão analisados” não serão considerados. Estes devem ser expostos de modo mais claro possível e as conclusões devem ser baseadas nos dados apresentados. Neste caso, os autores devem apresentar resultados preliminares, ou se é um estudo em andamento, por exemplo. Do mesmo modo, não serão aceitos resumos cujos resultados, de um mesmo trabalho, estejam pulverizados em diferentes resumos.

• Relatos de casos sem clara originalidade e relevância que justifiquem sua apresentação não serão aceitos. Também serão recusados trabalhos que conste apenas revisão da literatura.

• Nomes comerciais não são permitidos, apenas os nomes genéricos das drogas, escritos em letras minúsculas.

V - Instruções para envio de Trabalhos - Modalidade Vídeo

Para forma de apresentação vídeo, deverá ser selecionada a respectiva modalidade e feita a submissão de um resumo (em formato de texto) do mesmo. O vídeo deverá ser anexado no campo disponível durante a submissão do trabalho.

IMPORTANTE: O vídeo não pode exceder 7 minutos em sua duração total.

1. Só serão avaliados os vídeos corretamente carregados no site do congresso.

2. O filme pode conter áudio, mas disponibilidade de execução será avaliada apenas no dia das apresentações.

3. O filme deve ser editado na velocidade padrão. Sem aceleração ou câmera lenta.

4. O filme deve ser formatado em qualquer um dos três formatos a seguir: MP4, MOV, WMV, AVI e FLV.

5. O filme não pode conter viés comerciais evidentes e abusivos.

6. O filme deverá conter apenas as informações do caso, não serão permitidas informações que identifiquem os pacientes, médicos ou quaisquer informações que possam identificar o local dos vídeos ou os pacientes.

7. O tamanho do arquivo do filme não deve exceder 200MB; arquivos maiores não serão carregados no site, portanto não serão avaliados pela comissão de vídeos.  

8. Os filmes cirúrgicos devidamente carregados em nosso site serão avaliados quanto ao seu conteúdo educacional e qualidade áudio/visual do filme.

VI - Instruções aos Trabalhos Aprovados

MODALIDADE ORAL

A apresentação oral deverá ser feita de forma online, impreterivelmente, em 8 minutos para exposição do trabalho e terá 2 minutos para discussão. Detalhes sobre os horários, duração e formato das apresentações estarão disponíveis em breve no site do congresso e na área do autor que submeteu o trabalho.  

- Informações sobre dia e horário da apresentação estarão disponibilizadas na área restrita do autor principal e previamente estipuladas no programa científico do congresso.

- Você deverá usar o PowerPoint oficial da III Semana para elaborar a sua apresentação.

MODALIDADE PÔSTER ELETRÔNICO (E–Pôster) - Orientações e Normas para envio

Em breve.

VII - Premiação

Em breve.

VIII - Publicação

Os trabalhos aprovados serão publicados no site do congresso.

IX - Certificados

Após o congresso, o certificado eletrônico do trabalho aprovado será disponibilizado ao autor responsável pela submissão do trabalho no site (mediante participação no evento). Para imprimir ou fazer o download do PDF, o congressista deverá acessar a área “Certificados”, localizada na página inicial do congresso, inserir o e-mail cadastrado e preencher a “Pesquisa de Satisfação”.

Importante: os certificados não são enviados diretamente para o e-mail do congressista.

  • Será emitido um certificado com o título do trabalho, a modalidade aprovada e o nome de todos os autores cadastrados no momento da submissão.
  • O segundo certificado emitido constará o título do trabalho, a modalidade aprovada e o nome do apresentador.
  • Pelo menos um dos autores deverá estar inscrito e comparecer ao evento para receber o certificado posteriormente.
  • Caso o autor responsável pela submissão do resumo não tenha comparecido ao evento, um dos coautores (que compareceu e expôs o trabalho) pode solicitar a transferência do certificado  através do menu “Informações - Fale Conosco”  do site do congresso.  
  • É necessário respeitar o limite máximo de trabalhos submetidos por inscrito, caso houver.